Por que este blog?

Registro aqui neste blog, as frases ou trechos de livros, que me conduziram a uma intensa reflexão, que para mim foram as mais profundas, porque puderam me encorajar a ousar em aplicar nesta minha bela passagem pela Terra. Tenho a plena consciência, que eu não terei tempo suficiente para viver todas as experiências da vida. Então, permito-me a aprender e viver através disto, uma quase realidade. Quando digo "quase", é porque não foi realidade minha, e sim das outras pessoas que me serviram como pontes para a experiência e aprendizagem total. Ou, você querido leitor, que não tem tempo para se deliciar nestas obras mas quer ficar bem informado. Tenham uma boa leitura.

Abraço,
Rosicler Ceschin

Uma vez, li uma frase que dizia assim:
"O homem escondido atrás das palavras."
Sinto-me exatamente assim, veja bem, esconder-se atrás das palavras não é ocultar-se, mas sim, viver com intensidade as situações que a vida lhe apresenta. Ter o controle para saber direcionar a sua vida através das reflexões que você se permite diante da leitura que faz de obras maravilhosas.
Vendo neste ângulo, ouso a nos compararmos com um quebra cabeça interminável, sujeito a perdermos algumas peças, ou sujeito a mudar a pecinha do quebra cabeça quando este não encaixar com a situação que vivenciamos no momento. Esta permissão, não nos torna vulnerável, mas, sim permite-nos abusar da autencidade que Deus depositou em cada um de nós seres humanos. Quando digo abusar da autencidade, estou querendo mostrar a vc querido leitor, a leveza que sua vida pode seguir se você tiver fé, porque só a fé nos conduz a uma disposição cheia de esperança.

"Deus nos convida a escolher a vida, como também nos convida a não estar no controle, quando se tem fé." (By Rosicler Ceschin)

Permita-se apreciar cada acontecimento do dia, seja ele esperado ou indesejado. Pratique a paciência para poder ver os encontros de Deus e vê-lo trabalhando em sua vida.

Rosicler Ceschin

sábado, 2 de abril de 2011

Comer, Rezar e Amar - Autora: Elizabeth Gilbert



          A autora faz comparações nos permitindo assim compreendermos com maior intensidade sua obra. Ela simplesmente nos leva a vivenciar suas passagens de vida. Seu livro é envolvente, apaixonante e isto é o que nós leitores buscamos quando nos deliciamos numa leitura. Uma obra de escrita simples, mas intensiva que nos permite parar, e refletir, (auto reflexão) nos permite nos transportar na situação vivida pela autora.
                 "A oração e meditação me reconfortam porque me sinto mais perto de Deus".
                                                       (By Rosicler Ceschin)
Japa mala = cordões de contas (108 contas), ajudam os devotos hindus e budistas a se concentrarem durante a meditação, foi daí que surgiu o terço, os medievais levaram a idéia para Europa.
O número 3 representa o equilíbrio supremo.
Bel far niente =  "a beleza de não fazer nada."
          Somos os mestres do Bel far niente, a beleza de não fazer nada é o objetivo de todo nosso trabalho. Os italianos sabem que têm o direito de aproveitar a vida. (pg. 70)
          Prazeres... falar, comer (vivenciar prazer) - busca pelo prazer.
          Aprenda a viver com a solidão. Aprenda a conhecer a solidão. Não use o corpo ou as emoções de outra pessoa como um modo de satisfazer seus próprios anseior não-realizados.(pg. 73)
          Nápoles - barulhenta, furiosa, exuberante, suja, incontrolável. um hospício muito doido, perigoso e alegre. A cidade é toda decorada com as roupas que as pessoas põem para secar nas janelas, e que fica se sacudindo por cima de cada rua; as  camisetas e os sutiãs recém lavados, e todo mundo se sacode ao vento...(pg. 86)
          As pessoas têm rgulho louco do fato de serem napolitanas.
          O segredo para entender uma cidade e seus habitantes é aprender qual é a palavra da rua. Toda cidade tem uma única palavra que a define, que identifica a maioria das pessoas que mora ali. E, se sua palavra pessoal não cimbinar com a palavra da cidade, então ali não é realmente o seu lugar.(pg. 112)
Por exemplo:
1) Qual é a palavra de:
    Roma - sexo
    Nova York - conquistar, conseguir
    Estocolmo - conformar
    Nápoles - brigar
          Nós também temos uma palavra que nos identifica; varia dos momentos que estamos vivendo. qual é a sua palavra? Família, casamento, prazer, buscar, depressão, conformar, esconder-se, devoção, consumir...
          O desejo é uma falha de design. (pg. 130)
          O descontemtamento humano é um simples caso de identidade equivocada.
          "Não vou mais abrigar pensamentos que não forem saudáveis." (ecercício para controlar seus pensamentos). (pg. 187)
          O ressentimento faz com a alma a mesma coisa que o fumo faz com os pulmões; até uma única tragada faz mal.
          "A mágoa nossa de cada dia nos dai hoje? " Se você de fato precisar continuar a culpar alguma outra pessoa pelas limitações da sua própria vida, seria melhor desistir e despedir-se de Deus." (pg.194)
 IOGA - é o domínio de si e esforço dedicado a desviar a atenção de reflexões intermináveis com o passado e preocupações infidáveis com o  futuro para, em vez, disso, conseguir buscar um lugar de eterna presença, de onde se possa olhar com tranquilidade para si mesmo e para o mundo ao redor.
          Você está sempre remoendo o passado ou especulando sobre o futuro, mas raramente pára no momento presente. O presente é o agora é o único momento.
          Sorrir faz bem para o espírito, torna pessoa bonita, dá poder.
          Aprender a disciplinar sua fala é uma forma de evitar que suas energias se esvaiam de você pelo buraco da sua boca, exaurindo você e enchendo o mundo de palavras, palavras, em vez de serenidade, paz e contentamento. (pg. 198)
          A busca pelo contentamento divino é o propóstio da vida humana.
          O momento em que a alma pede licença do tempo e do espaço e se funde ao infinito.
          "Todos sabem que a gota se mistura ao oceano, mas poucos sabem que o oceano se mistura à gota." (Sábio Kabir)

SEVA - é uma palavra em Sâncrito que significa a prática espiritual do serviço altruísta (como por exemplo esfregar o chão de um templo)
          Em algum momento, porém, é preciso se contentar com aquilo que se recebeu e, se Deus quisesse que eu fosse uma pessoa diferente do que eu sou, Ele teria me criado assim, mas não criou. (pg. 201) Devo me assumir plenamente a mim mesmo do jeito que sou.
          A maioria das pessoas está sempre transitando entre três níveis diferentes de consciência - acordado, sonhando ou  imerso em um sono profundo e se sonhos. A consciência e experiência constante da presença - Deus dentro de você só pode ocorrer no quarto nível da consciência humana, chamado TURIYA. Este estado é quando você está num estado constante de contentamento. Nós buscamos a felicidade por toda a parte, e não percebemos que ela está dentro do noso coração. (pg. 205)
          Ao longo dos séculos, as pessoas tentaram se agarrar a esse estado de perfeição e contentamento por meio de todo tipo de recurso externo - drogas, sexo, poder, adrenalina, acúmulo de coisas sem importância -, mas ele não se mantém. Nós buscamos a felicidade por toda parte, mas somos como o mendigo da fábula de Tolstói, que pasou a vida sentado em cima de um pote de dinheiro, mendigando centvos... o seu tesouro - a sua perfeição - já está dentro de você. (pg. 205)
          "Quando se vive uma experiência boa a qual não deseja o fim. Viva com intensidade e não se prenda a pensar "Eu quero manter essa experiência para sempre!" A partir do memento que você diz "eu quero", é porque você ainda não acredita que você esteja totalmente nesta situação. E isso faz você despencar desta situação inédita. * Você poderá voltar para cá quando tiver compreendido totalmente que sempre está aqui. (pg. 209)
          "As pessoas seguem caminhos diferentes, retos ou tortuosos, de acordo com seu temperamento, dependendo daquilo que julgam ser melhor, ou mais apropriado." (pg. 214)
          Toda ação gera consequências - portanto escolha seu comportamento segundo essa afirmação.
          Quem nasce numa quinta-feira o patrono das crianças nascida nas quintas feiras é Shiva, o Destruidor, e que o dia tem dois espíritos-guias: o leão e o tigre. A árvore oficial das crianças nascidas em quinta-feira é a figueira de bengala. Seu pássaro oficial é o pavão. Que nasceu em uma quinta-feira é sempre o primeiro a falar; sempre interrompe todos os outros, pode ser um pouco agressivo, tende a ser bonito ("um homem objeto ou uma mulher - objeto", segundo Ketut - xamã em Bali), mas, de forma  geral, tem um caráter decente. Com uma memória excelente e um desejo de ajudar os outros.
          Dia de sábado - Dia de nascimento que contém elementos de espíritos potencialmente maus, como os do corvo, da coruja, do galo (é isso que torna a criança briguenta) e da marionete (era o que estava causando sua tontura) (pg. 248)
          Se você me disser devagar, eu etendo rápido. (pg. 312)


                         328 - 310  pg 127 galinha nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário